NOTÍCIAS
.



 

Sindicatos lutam pela saúde do trabalhador
Intersindical esteve reunida com o prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen, o secretário municipal de Saúde, Ademar Possamai, o gerente de saúde do Trabalhador, Eliézer Vieira Fontes, e o vereador João Fiamoncini (PT), no dia 3 de março, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Químicos.

 

Depois de duas audiências e mais de um ano de espera finalmente a administração municipal deu o primeiro passo para a implantação de um Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador).

A reivindicação está sendo feita pela Intersindical de Trabalhadores, que reúne todos os sindicatos de trabalhadores da microrregião. O primeiro contato com o prefeito foi em 2012, através de ofício. Como não houve resposta a coordenação da Intersindical solicitou audiência com o prefeito, ocorrida dia 19 de fevereiro. A segunda reunião foi no dia 3 de março, quando ficou combinado que, ainda em março, uma equipe vai visitar o Cerest municipal de Concórdia e Rio do Sul, inicialmente, para ver como funciona e sua estrutura.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção e do Mobiliário, Helenice Vieira dos Santos, reivindicou que o município invista na prevenção. "As unidades básicas de saúde e os agentes comunitários de saúde têm que estar preparados em relação à saúde do trabalhador, o que não acontece hoje. Muitas vezes, não é feito nexo causal em relação aos problemas do trabalhador que são decorrentes do local de trabalho, falta diagnóstico preciso", critica Helenice.

 
       
 

 

 

<   Desenvolvido por INFORMA Editora Jornalística   >