NOTÍCIAS
.


OUTUBRO DE 2011

 

Ampliar a luta 

     Em 2012 o governo federal vai realizar a 1° Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente, em Brasília.
Esta Conferência é resultado de uma campanha iniciada em 2006 com o lançamento da Agenda Nacional do Trabalho Decente e deve culminar em propostas concretas para implantação de modelo econômico e social que priorize o ser humano através do enfrentamento e combate a pobreza e desigualdade social, desemprego, informalidade, falta de proteção social, desigualdade de gênero, raça e etnia e melhoria das condições de segurança e saúde nos locais de trabalho.

A CUT (Central Única dos Trabalhadores) se engajou nessa luta por emprego e trabalho decente e tem incentivado os sindicatos filiados a promoverem ações que colaborem com a implantação dessa meta nacional, que é a erradicação da extrema pobreza no Brasil. O Siticom tem realizado atividades e lutado com todas as forças no sentido de promover o trabalho e emprego decente. Temos feito denúncias ao Ministério Público exigindo providências no que se refere às condições no ambiente de trabalho, promovido palestras e seminários sobre a saúde do trabalhador, aposentadoria e auxílio doença. Temos insistido na obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção e também na melhoria do salário dos trabalhadores, que todos sabemos não corresponder às reais necessidades da classe trabalhadora. 

Sem sombra de dúvida esta Conferência representa o mais amplo processo de diálogo social em torno dos temas ligados ao mundo do trabalho, uma grande oportunidade de ampliar a luta em prol dos trabalhadores e trabalhadoras com o fim único de subsidiar e elaborar uma política nacional justa de emprego e trabalho decente, que é o desejo e o anseio da classe trabalhadora, independente de categoria.

Helenice Vieira dos Santos - Presidente do Siticom

 
       
 

 

 

<   Desenvolvido por INFORMA Editora Jornalística   >